Tem sido demonstrado muitas vezes em estudos de pesquisa que um pai que está envolvido na educação da criança tem um impacto positivo. Isso se reflete em melhores notas e pontuações nos testes, forte comparecimento, maior taxa de conclusão de tarefas, taxas de graduação mais altas, melhores atitudes e comportamentos na criança, bem como a probabilidade de a criança se envolver em atividades extracurriculares positivas. Envie a mensagem no início da educação de seu filho que sua casa é um defensor ativo e ativo de seu aprendizado.

Provavelmente, o elemento mais importante de um ambiente de aprendizado positivo em casa é a estrutura. Mas o que é muito pouco ou muito? Se somos muito tolerantes ou esperamos muito pouco, seu filho pode ficar desorganizado ou desmotivado. Se formos muito rígidos e rígidos, isso pode causar pressão indevida ou fazer com que seu filho se sinta incapaz de atender às suas expectativas.

Então, qual é a melhor maneira de se encontrar no meio e criar um ambiente de aprendizado positivo para o seu filho em casa?

Ajude seu filho a desenvolver uma área de trabalho onde possa estudar e focar sem ser interrompido. As crianças geralmente se saem melhor quando têm uma área de estudo privada longe da interrupção. Se seu filho preferir fazer seu trabalho na mesa da cozinha, certifique-se de que outros membros da família entendam que a cozinha está fora dos limites durante o período de estudo. Certifique-se de que seu filho tenha muitos suprimentos e materiais de referência disponíveis e que a área tenha muita luz. Independentemente da sua localização, certifique-se de que a área é silenciosa e que o seu filho pode estudar e trabalhar sem interrupções.

Concordar em um horário regular para estudar. Para ajudar o seu filho a fazer do dever de casa um hábito, programe um horário definido todos os dias para fazer o dever de casa. Talvez quebrar o tempo de estudo em incrementos menores funcionaria melhor para seu filho do que um período sólido. Trabalhe com seu filho para descobrir o que funciona melhor para ele. Além disso, certifique-se de que seu filho tenha uma folga suficiente entre o horário de chegada da escola antes de se sentar para trabalhar, a fim de “descomprimir” o dia de aula.

Ajude seu filho a desenvolver um método de acompanhar as tarefas de casa. Isso pode ser uma tarefa difícil para alguns alunos. Desenvolver uma maneira bem-sucedida de acompanhar as tarefas, em seguida, arranhá-las como concluídas ajuda-as a desenvolver um método produtivo para realizar tarefas mais tarde na vida.

Desenvolva uma linha positiva de comunicação com o professor do seu filho. Os professores geralmente estão muito dispostos e empolgados para trabalhar com um pai envolvido para ajudar no sucesso geral da criança na escola. Quer se trate de notas enviadas para trás e para frente na mochila do seu filho ou em uma correspondência por e-mail, certifique-se de que seu professor saiba que você está aberto para sugestões sobre como melhor ajudá-las no processo de lição de casa e estudo em casa.